(81) 3428-5985 factor@factorsaude.com.br

Blog

10 de abril de 2017

Informativo: Moscas

As moscas têm o hábito diurno e durante a noite conseguimos visualizá-las dormindo em cordões, placas, fios de luminários… por este motivo identificamos com mais facilidade as moscas durante o dia.

As moscas adultas vivem cerca de 30 dias e durante o seu período de vida passam o dia contaminando os alimentos e as superfícies que entram em contato!

O que atrai as moscas para o nosso ambiente, estabelecimento ou cozinha é o odor exalado disperso pelo proveniente de resíduo ou alimento presente no local.

As moscas fêmeas põem seus ovos numa grande variedade de substratos orgânicos que podem estar em decomposição, putrefação, como por exemplo, fezes, lixos e também podem ovopositar (colocar os ovos) em alimentos sadios como, por exemplo, num pedaço de charque exposto em um supermercado (sem resinite/embalagem).

Faça sua parte

Controlar moscas não é unicamente o tratamento químico. Algumas medidas, quando adotadas, podem até resolver o problema de infestação da praga, como:

  • Manter portas fechadas e com cortinas de PVC ou de ar (barrando o acesso);
  • Telar portas, janelas (barrando o acesso);
  • Armadilhas luminosas ligadas.

A limpeza do ambiente é fundamental para um resultado satisfatório no controle das moscas. Lembre-se que as moscas chegam aos locais atraídas pelos odores, em busca de alimentos. Esses odores nem sempre são provenientes de alimentos sadios e sim de resíduos/sujidades acumuladas.

  • Mantenha as lixeiras limpas, fechadas (com tampa) ou em locais específicos (teladas).
  • Priorize a limpeza do ambiente.

Saiba que as moscas contaminam os alimentos com seu vômito, fezes e com milhares de patógenos que carregam em sua superfície, pelo contato com superfícies contaminadas, lixos e demais locais onde pousam.

BPF: Boas Práticas de Fabricação.

  • Medidas de higiene no ambiente são fundamentais para o controle das moscas (pergunte-se: o que está atraindo as moscas?)
  • Barreiras físicas são essenciais (pergunte-se: por onde elas estão entrando?)
  • Se o seu lixo estiver exposto ou acumulado, ele está atraindo as moscas num raio de 5km.